Iniciativa assinala o Dia Internacional do Idoso

Imprimir
A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) vai promover o primeiro encontro sobre estenose aórtica, no âmbito das comemorações do Dia Internacional do Idoso e da campanha “Corações de Amanhã”, no próximo dia 1 de outubro, pelas 10 horas, na Biblioteca Nacional de Portugal. Estima-se que a estenose aórtica afeta 1 em cada 15 portugueses acima dos 70 anos.

“O primeiro estudo português sobre esta doença indicou-nos que cerca de 82 por cento das pessoas com mais de 70 anos nunca tinha ouvido falar de estenose aórtica, nem de como esta se manifesta. Desta forma, torna-se imprescindível promover um maior conhecimento sobre a doença junto da população, contribuindo para o reforço do reconhecimento dos seus sintomas (cansaço, dor no peito, desmaios) e importância do diagnóstico precoce”, refere Rui Campante Teles, Coordenador da Campanha “Corações de Amanhã”.

O médico cardiologista acrescenta: “Com este evento pretendemos, além de sensibilizar as pessoas para a doença, promover a partilha de testemunhos entre doentes, incentivando à interajuda”.

A campanha “Corações de Amanhã” conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República e tem como objetivos aumentar o conhecimento e compreensão sobre estenose aórtica, promovendo o seu diagnóstico e tratamento precoce.

Para mais informações sobre a campanha e inscrições, gratuitas, na iniciativa envie email para geral@coracoesdeamanha.pt ou ligue 215862207.